O programa Pé de Meia é efetivo?

Acreditamos que o programa lançado pelo governo federal é totalmente efetivo ao garantir uma "gamificação" pelas boas notas e taxa de frequência, principalmente quando consideramos o universo das famílias que estão dentro do Programa Bolsa Família.

Mas como o programa ajuda na permanência nas escolas? De forma bem simples, há uma motivação do estudante em ter boas notas e estar sempre presente na escola com o objetivo de receber o valor. Para muitos, que veem na escola uma fase da vida "desnecessária" — onde grande parte dos conteúdos não será utilizada na vida adulta (culpa do currículo escolar excessivamente generalista) —, o bônus do programa encontra uma saída alternativa para o desinteresse do aluno.

É a solução perfeita? De forma alguma. Mas, considerando a realidade atual do Brasil, ao menos é uma solução que, no momento, aproxima-se da ideal. Ao mesmo tempo, ela desperta reflexões quanto à necessidade de mudanças e modernização na grade curricular do ensino brasileiro, da mesma forma que a Índia e a China estão fazendo: conhecendo as características individuais do aluno, compreendendo suas qualidades e direcionando-o para áreas de estudos que serão efetivas no futuro. Isso responde à velha questão de que há muito tempo perdido nas escolas, algo que, nos modelos chinês e indiano, ficou no passado.